No dia 22 de julho decorreu na Universidade Fernando Pessoa um encontro com o Prof. Michael Cifone, da City University of New York, durante o qual procedeu a uma revisão do trabalho da Society for UAP Studies (consultar o site www.societyforuapstudies.org), tendo igualmente apresentado o 2º Congresso Limina, que terá lugar nos dias 16,17 e 18 de Agosto, que em princípio contará com a representação oficial da AARO (All Anomaly Resolution Office, do Departamento de Defesa) e também da NASA.

Em breve será disponibilizada mais informação sobre este evento, em que o Stellar/CTEC estará representado com um stand virtual, tal como aconteceu no ano passado.

O Prof. Cifone falou ainda um pouco sobre a sua investigação e visão sobre o processo metodológico na abordagem ao estudo do fenómeno UAP, e a necessidade de desenvolvimento de uma “nova” disciplina ou plano de estudos sobre o fenómeno, fazendo uma ponte entre as Humanidades e as Ciências, ou por outras palavras, entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais.

Na sua “dissertação”, abordou a “modalidade forensica” aplicada no projecto Blue Book e no Relatório Condon, e a natureza das experiências pessoais dos observadores, e como as implicações para a Segurança Nacional acabam por afectar a desejada transparência que se espera das entidades governamentais.

Concluiu, defendendo que o estudo do fenómeno se “resume” ao foco no estudo de nós próprios, da humanidade, aqui na Terra, e não na importância de uma possível origem “exo”.

Da parte da tarde, ocorreu uma mesa redonda, tendo sido dada a oportunidade a cada um dos participantes de fazerem as suas observações à exposição do Prof. Cifone, assim como colocarem dúvidas surgidas.

O tempo foi curto para uma discussão que é complexa, à volta dos fundamentos epistemológicos para o estudo do fenómeno UAP.