CIENTISTA NORTE-AMERICANO REVELA EM PORTUGAL O PROJETO DE UMA PUBLICAÇÃO INÉDITA SOBRE OS UAP’S

Foi ontem, num encontro promovido pelo CTEC e pela Stellar Projet na Universidade Fernando Pessoa que o professor Michael Cifone, da City University of New York, revelou as bases de uma publicação inédita, com peer review, dedicada à análise e estudo multidisciplinar dos fenómenos hoje redesignados de UAP’s – fenómenos aéreos não identificados – associados a uma nova sociedade científica – a Society for UAP’s Studies – sediada naquela academia norte-americana. Integrada por investigadores de diversa formação, das ciências físicas às humanas e sociais, a nova instituição pretende a promoção de uma abordagem crítica, sem a apriori, das experiências anómalas e dos seus registos, quer humanos quer instrumentais, que possam ser alvo de uma metodologia normativa e universal que possa ser partilhada por outras instituições dentro e fora dos EUA. A visita e sequente palestra do professor Mike Cifone, doutorado em filosofia da Ciência, decorreu como corolário da sua digressão pela Alemanha e França, mormente pelo projeto da Universidade de Salzburgo e com o francês GEIPAN, departamento do Centro Espacial de Toulouse. 

No encontro, em que participaram colegas de diferentes universidades portuguesas, o visitante norte-americano foi rececionado pela Pró-Reitora da UFP para as Relações Internacionais, prova do interesse singular da instituição a nível nacional – que remonta aos finais do século passado com a criação do CTEC – empenhada em abrir as suas portas aos novos problemas e dilemas do Conhecimento e da Ciência. Confirma-se deste modo o conhecido aforisma: “não há problemas indignos de Ciência, mas métodos indignos dela”.   

A sessão teve início com uma intervenção do nosso colega Dr. Raul Berenguel que fez uma avaliação do “estado da arte” da fenomenologia OVNI/UAP do ponto de vista global, incluindo os parâmetros físicos dos mesmos e propondo, por fim, uma revisão das hipóteses explicativas que os mesmos fenómenos hoje sugerem dentro dos modelos científicos admitidos.

Recentemente, em Fevereiro p.p. o CTEC esteve representado no Simpósio Limina (https://liminasymposium.vfairs.com), um evento que reuniu académicos de diferentes universidades a nível internacional, representantes da NASA e da ESA, promovido pela Society for UAP Studies, estando previsto um projeto de protocolo visando uma colaboração futura recíproca.

(Fotos dos colegas Dulce Pombo e José Machado).