Orientada pelo Prof. Nando Araújo da Universidade de Ribeirão Preto
9 de Janeiro, pelas 17h00
Sala Álvaro de Campos, Edifício Sede da UFP
A Academia FP, em colaboração com o CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, convida todos os interessados a participar na Palestra” Educação Emocional: consciência e corporeidade” orientada pelo Prof. Nando Araújo da Universidade de Ribeirão Preto, no próximo dia 9 de Janeiro, pelas 17h00 na Sala Álvaro de Campos.
Sinopse:
“Os recentes estudos provenientes das neurociências, da psicologia, da filosofia, das ciências cognitivas, do campo educacional e das práticas meditativas apresentam elementos consistentes para compreender as emoções como um fator decisivo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. A educação emocional configura-se importante ferramenta para o despertar da consciência emocional (inteligência intrapessoal) e da compreensão emocional (inteligência interpessoal). A palestra é uma abordagem integrativa entre os saberes ocidental e das práticas psicofísicas orientais e, em igual medida, promove a reflexão sobre a relação entre as emoções e o desenvolvimento cognitivo como base da cultura de paz, da empatia e da manutenção da saúde física e psíquica.”
Prof. Nando Araujo.
Graduação em Filosofia (Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto /SP). Pós-graduações: Especialização em Filosofia Clínica (Instituto Packter- RS) e Mestrado em Musicologia (Conservatório Brasileiro de Música – Rio de Janeiro). Docente na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) desde 2001 lecionando as seguintes disciplinas: Filosofia Geral, Ética, Filosofia da Música, Estética, Filosofia da Educação e História da Música (erudita e popular). Idealizador e apresentador do programa de entrevistas e debates sobre o universo musical “Conversa Afinada”, exibido pela TV Universitária (TV Unaerp). Apresentou trabalhos em Congressos de Musicologia e Filosofia, tais como, IASPM-AL (Havana – Cuba) e SEFIM (Simpósio de Filosofia e Estética – UFRGS). Tem dois livros editados: “Quando as Musas Usam Máscaras: ídolos e ideologias em Música”(editora Apontamentos) e “Flores Carnívoras: ensaios sobre a estupidez contemporânea” (edição do autor). Tem artigos publicados em revistas científicas, tais como: Os ídolos de Francis Bacon e as Ideologias na Cognição Musical, Revista Eletrônica de Musicologia, v. IX, p. 1-2, 2005. E artigos publicados em revistas de divulgação nacional, tais como: Mendindo Sons e Acordes. Ciência & Vida Filosofia, ano III – nº 38, editora escala – São Paulo, 2008. Palestrante e facilitador de cursos e minicursos nas áreas da Educação Emocional, Filosofia e Meditação. Professor de Filosofia e Harpa Céltica na Escola Waldorf “João Guimarães Rosa” (Ribeirão Preto – SP) para o Ensino Médio e para o Ensino Fundamental, respectivamente. Escola na qual desenvolve um projeto pioneiro no Brasil de ensino coletivo de harpa céltica. Possui formação em Tai Chi Chuan, Chi Kung e Meditação pelo Equilibrius: Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center. Como músico e compositor apresenta-se, por meio de diversos projetos artísticos, envolvendo a harpa, em vários palcos no Brasil e no exterior, tais como: Festival Fiato al Brasile (Faenza- Itália). Tem dois Cd`s gravados: “No Return” música instrumental autoral e DUO (Harpa e violão).
Entrada livre.