FORUM INTERNACIONAL “CIÊNCIA, RELIGIÃO E CONSCIÊNCIA”

 Divergências – Discursos – Diálogo

(23 a 25 de Outubro 2003)

INTERNATIONAL FORUM “SCIENCE, RELIGION AND CONSCIENCE”.

OBJECTIVOS * TEMAS * CONVIDADOS * APOIOS * ORGANIZAÇÃO

OBJECTIVOS

A Ciência e a Sociedade no Mundo em mutação: – Perspectivas teóricas actuais e para o futuro – A Humanidade “pós-humana” e os limites da Ciência – Cientistas e teólogos num debate multicultural entre fé e razão – O diálogo entre religiões e culturas sobre temas comuns

OS OBJECTIVOS – reabilitar a vocação da cidade do Porto como centro inconformista que acolheu algumas das mais pioneiras iniciativas dinamizadoras da vida cultural do País; – integrar a cidade no roteiro dos principais foruns internacionais de debate científico em torno das grandes questões e problemas da Humanidade; – estimular a auto-estima do País e a afirmar uma cultura da Inteligência, fazendo aproximar Portugal das correntes de vanguarda do pensamento contemporâneo.

Este forum destina-se a debater alguns dos principais problemas capitais da Humanidade, em resultado de diferentes crises ou impasses históricos de natureza distinta: a) crise de valores : normas e preceitos em vigor são afrontados e contestados pela emergência de novas minorias e identidades, com novas prioridades, éticas, sentidos e códigos de comportamento. b) crise de culturas : sob o efeito da globalização e da padronização as tonalidades da diversidade e da diferença vão-se atenuando e caminhando para uma entropia. c) crise civilizacional : na actual tendência planetária monopolar, a assunção de eixos maniqueistas incentiva o retorno da confrontação milenar entre “luz” e “trevas” e incentiva riscos ao nível da sobrevivência da espécie. d) crise religiosa : a superação de modelos clássicos de institutos religiosos, estabelecidos no tempo e a “regeneração” de novas/antigas fórmulas, credos e conteúdos de pendor espiritual e religioso. s) crise de conhecimentos : no sentido da evolução-revolução de paradigmas científicos e no ajustamento e adequação das torrentes informativas tecno-científicas que impõem acelerações e mutações vertiginosas nas nossas “visões do mundo” . Este conjunto de crises ou impasses entrecruza-se e dinamiza novos efeitos e consequências recíprocas: por exemplo, o impacto junto de alguns conceitos religiosos essenciais em resultado das novas imagens e conceitos sobre o universo, o infinito, o tempo e a matéria, constantemente renovados pela astrofísica, cosmologia, exobiologia, etc, seja ao nível do infinitamente grande como do infinitamente pequeno. Do mesmo modo, novas questões e cenários se prefiguram relativamente ao que já se define como o “futuro trans-humano e pós-humano”, em matérias-chave e de vanguarda como a manipulação genética, da robótica, da nantotecnologia, dos computadores biológicos, etc. Donde, se revelam e antecipam novas pistas e reflexões que, forçosamente, inquietam normativismos, atitudes e crenças multiculturais. São esses impactos que se pretendem equacionar, ouvindo e cruzando as actuais posturas e quadros de referência, projectando-os numa proximidade existencial e essencial que se anuncia.

TEMAS

1 Das origens ao “fim do mundo” – criação e entropia. Que destino nos reservam as diferentes leituras das cosmogonias e das teleologias religiosas? Que pontos de convergência e divergência nos apresentam ? Que equivalências possíveis suscitam às leituras da Ciência e dos actuais modelos cosmológicos?

2 O futuro da religião e a religião do futuro Que se pode esperar das teologias contemporâneas no confronto com as realidades científica e tecnológica ?Que validade poderão ter os códigos monoteístas dominantes face aos relativismos culturais e novos quadros axiológicos? Que configuração poderá ter um novo sentido religioso das gerações que viverão no século XXI?

3 O devir da espécie humana – que evolução? Que sentido tomará o protótipo humano no decurso dos próximos séculos? Que mutações se poderão antever na incorporação de elementos e extensões não-orgânicos no organismo humano? Que limites e preocupações serão admissíveis em termos éticos na genética do devir?

4 Sociedade e Valores – fundamentalismos e sobrevivência. Que resposta das sociedades humanas às convulsões e não conformismos internos? Que perigos nos reservam os arsenais aglomerados e não controlados de destruição massiva? Que faremos da diversidade cultural e da biodiversidade do planeta?

5 Vida Extraterrestre – implicações científicas e teólogicas. Que respostas a dar em termos colectivos e individuais a um sinal de vida além da Terra? Que perspectivas actuais pode desenhar o conhecimento científico sobre a questão? Que reacções psicológicas, sociológicas e culturais se podem antecipar ao nível das teologias dominantes?

6 O binómio mente-corpo – para uma terapia do Ser Que aquisições e eixos de saber nos revelam possíveis dualismos e conexões? Que hipóteses se colocam no quadro actual das investigações correntes? Que consequências previsíveis para uma aproximação terapêutica inovadora?

7 Experiências religiosas extraordinárias – da Física à Neuroteologia Que novas disciplinas e hipóteses de trabalho se perfilam nestes domínios? Que utilidade pode implicar a análise multicultural das chamadas “experiências transcendentes”? Que relação e diálogo podem permitir-se numa nova dinâmica espírito-ciência?

(…)

ORGANIZAÇÃO

Direcção do CTEC (http://ctec.ufp.pt): António Marcos Doutor em Direito, amarcos@ufp.pt; Joaquim Fernandes Mestre em História Moderna, jfernan@ufp.pt; Nelson Lima Santos Mestre em Psicologia do Trabalho e da Empresa, limasant@ufp.pt


CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Conferência de abertura Forum Internacional Ciência, Religião e Consciência, 25 de Outubro de 2003 – Professor Christian de Duve, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia 1974. Eminente cientista, responsável pela descoberta de estruturas essenciais da célula humana informações e questões adicionais, contactar: CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos de Consciência Universidade Fernando Pessoa Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto | email: ctec@ufp.pt | Telefone 22 507 13 00 | Fax +351 22 550 82 69