2º Simposio Internacional Fronteiras da Ciência Universidade Fernando Pessoa Porto, 26,27 e 28 de outubro 2001
Um dos contributos onde se esperam, sempre, actualizações e informações estimulantes para a audiência do Simpósio, provirá do núcleo de cientistas convidados, em número que nos parece razoável tendo em conta limitações de variada ordem. Após vários contactos e recolhas de informação sobre diferentes direcções de pesquisa em áreas plurais, inovadoras e estimulantes, constituimos um leque de convidados que seguidamente se apresentam, junto com as temáticas que se propõem abordar:
A) – Prof. Doutor Dick Bierman.
Físico da Universidade de Amsterdam; director do Instituto de Parapsicologia da Universidade de Utrecht; cientista-chefe no Starlab Research Laboratories Q. Consciousness and Emotics, em Ukkel, Belgica. O prof. Bierman doutorou-se em Física com uma tese sobre a observação dos efeitos de iões a alta velocidade sobre superfícies cristalinas. Depois, interessou-se pelo estudo da mente e voltou-se para a Psicologia Cognitiva direccionando-se para a exploração da Consciência e o processamento da não-consciência em Estados Alterados de Consciência.. Investigou a aprendizagem durante o sono, bem como a intuição, a emoção e as correlacções entre a mente e os estados materiais. O seu trabalho pretende sugerir que a investigação terá muito a ganhar no estudo dos aspectos menos conhecidos da consciência. Tem dezenas de artigos e comunicações científicas publicadas e participa regularmente em cursos sobre a consciência na Universidade do Arizona.
Abstract da comunicação proposta:
“A Consciência e a Física: algumas aproximações experimentais”:
A relação entre a Física e a Consciência é um dos temas que mais discussão teórica e filosófica tem produzido. Mais do que repetir sistematicamente velhos argumentos tentamos delinear algumas experiências que possam confirmar algumas aproximações teóricas actuais. As experiências em curso têm um elevado risco de insucesso e, se assim, for, não poderão oferecer perspectivas. Por outro lado, se essas experiências forem bem sucedidas, então certamente deverão sucitar consequências totalmente inovadoras.
B) – Doutora Beverly Rubik.
Doutorada em Biofísica pela Universidade da Califónia, Berkeley, fundou o Instituto para as Ciências de Fronteira, em Oakland, uma corporação de que é presidente dedicada à investigação e educação em áreas menos convencionais da Ciência e da medicina. Presentemente a doutora Rubik é professora visitante da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, no programa de Medicina Integrativa do dr. Andrew Weil. É igualmente membro da Faculdade de Graduação da Union Institute, de Cincinnatti. É autora de mais de 50 artigos científicos e dois livros, sendo uma das mais conceituadas e conhecidas investigadoras nos domínios das energias subtis, estudos da consciência e medicinas energéticas.
Abstract da comunicação proposta:
“Energias subtis e medicinas energéticas”
“Existe um interesse crescente em torno de conceitos como energias subtis que é um elemento bioregulador interveniente em algumas intervenções terapêuticas, tais como a acupuncura, as terapias de cura e a homeopatia. A energia da vida, se existe, talvez seja de natureza electromagnética, ou pelo menos ligada a forças electromagnéticas. A emergente disciplina do bioelectromagnetismo mostra evidências de uma variedade de efeitos biológicos de um nível extremamente baixo de campos electromagnéticos não-ionizantes. Alguns destes campos são terapêuticos. Nesta comunicação daremos uma panorâmica da medicina energética, com particular incidência em efeitos de cura e nova aplicações terapêuticas em bioelectromagnetismo, incluindo instrumentos para a regeneração de tecidos, controlo da dor, aceleração da cura e desordens do sono. Em aditamento, daremos conta do estatuto do Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, integrada no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
C) – Doutor Joaquin Pérez Pariente.
Doutorado em Ciências Químicas pela Universidade Complutense de Madrid, foi integrado no Instituto de Catálise do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), ao qual pertence na qualidade de Professor de Investigação. O seu campo de estudo é a química de zeolites e materiais zeolíticos, em particular os aspectos relacionados com a sua síntese e aplicações catalíticas. Actualmente, é autor de 110 artigos científicos e 16 patentes. É membro da Sociedade para História da Alquimia e Química, do Reino Unido e da Sociedade de Exploração Científica, USA.
Abstract da comunicação proposta:
“Uma nova visão da alquimia: as transmutações alquímicas e a estrutura da matéria”.
O núcleo central da alquimia, a busca da Pedra Filosofal, é considerada uma empresa sem fundamento. Todavia, existem numerosos trabalhos acumulados ao longo de séculos nos quais testemunhas qualificados, entre os quais o cientista britânico Robert Boyle, que asseguram ter presenciado transmutações efectuadas por essa substância extraordinária. Mediante uma análise global de todos esses dados, descobriu-se uma norma de comportamento comum a todas essas experiências, que se assemelha às apresentadas pelos processos catalíticos bem conhecidos da química-física. Neste novo marco de referência, a Pedra Filosofal comportar-se-ia como um catalizador de transformação dos metais comuns em ouro e prata. Adicionalmente aponta-se outra correlacção surpreendente que apoiaria a veracidade de relatos antigos sobre as diferenças d epso entre o metal inicial e o metal nobre obtido. Cabe perguntar se é possível relacionar estas experiências alquímicas com outros fenómenos provenientes de outros campos científicos nos quais se detectam evidências de transmutações de baixa energia. O crescente número de informações acerca da detecção de produtos de fissão e fusão em experiências de fusão “fria” e os relatos mais antigos sobre a existência de transmutações nucleares associadas a processos biológicos permitem concluir por uma resposta afrmativa e esta interrogação.
D) – Doutor Jean-Pierre Petit.
Doutor em Astrofísica, afecto ao Laboratório de Astrofísica de Marselha, como Director de Investigação no CNRS, França. Têm-se dedicado a trabalhos experimentais em Magnetohidrodinâmica (MHD) e paralelamente estuda a dinâmica das galáxias. Mais recentemente dedicou-se à astrofísica e cosmologias teóricas. Planeia abrir um laboratório para testes de MHD. Escreveu cerca de 30 obras algumas das quais didácticas traduzidas em sete idiomas, entre os quais o Português (“Perdeu-se metade do universo”, Lisboa, Instituto Piaget, 1999).
Abstract da comunicação proposta:
“Universos gémeos: Matéria e anti-matéria”. “Um modelo MHD de propulsão: os problemas do voo supersónico”
O autor propõe-se dissertar sobre o conjunto dos seus trabalhos em astrofísica e cosomologia teórica, à luz do seu modelo de universo gemelar. Falará igualmente dos seus trabalhos fundados na teoria dos grupos, explanando a dualidade matéria-antimatéria, etc. O prof. Petit abordará ainda os princípios do seu modelo de aerodino MHD por indução e controlo da ionisação por micro-ondas, testado em laboratório. Referirá também as iniciativas de americanos (Projecto Aurora) e russos (Projecto Ajax) para superar os problemas do voo hipersónico, fazendo o ponto da situação no que respeita aos projectos de investigação em laboratório sobre estas novas vias de propulsão.
E) – Professor Doutor Chandra Wickramasinghe.
Pós-Doutorado em Astrofísica e Professor de Matemática Aplicada e Astronomia na Universidade de Cardiff. Ocupou cátedras da especialidade em diferentes academias americanas e asiáticas, sendo docente honorário em várias delas. As suas áreas de interesse são vastas, desde a matéria interestelar às teorias astronómicas, formação do sistema solar, passando pelos cometas, astroquímica e origens da vida, sendo considerado uma das maiores autoridades mundiais nestas disciplinas e um árduo defensor da teoria da panspermia universal em colaboração com o conhecido astrofísico britânico Sir Fred Hoyle. Publicou mais de 250 artigos em jornais científicos e 25 livros sobre as áreas referidas. O prof. Chandra tem sido galardoado com vários prémios, entre os quais o International Dag Hammarskjold Gold Medal for Science, o Sahabdeen International Award for Science e o Honorary Doctorate of Soka University, Japão.
Abstract da comunicação proposta:
“Panspermia: uma nova visão do mundo”.
Os mais recentes estudos em diferentes disicplinas científicas – astronomia, geologia, biologia – apontam crescentemente para a validade da teoria da Panspermia – os constituintes da Vida viajam pelo Espaço pelos cometas e meteoritos – proposta por Fred Hoyle e este Autor há mais de 25 anos. Teorias alternativas, entretanto apresentadas, têm-se revelado insustentáveis. A palestra fará uma revisão dos dados mais recentes sober esta questão e as tendências que vão emergindo dessa informação.
F) – Doutor Brian O’Leary.
Enquanto cientista da NASA, incorporou o corpo de astronautas das missões “Apollo”, da agência espacial americana. Doutorado em Astronomia, foi professor-assistente na Cornell University ao lado de Carl Sagan, leccionou Física na Universidade de Princeton e disciplinas tecnológicas na Universidade da Califórnia, Berkeley. Publicou mais de uma centena de trabalhos em jornais científicos e muitos outros de divulgação, relativos a temas de nova ciência, espaço, energia e cultura. Dedicado ambientalista, o Dr. O’Leary foi consultor da Câmara dos Representantes dos EUA para a Energia e o Ambiente, tendo sido conselheiro do candidato presidemcial Morris Udall. Trabalhou também, como assessor em política económia. com outros candidatos presidenciais como George McGovern, Walter Mondale e Jesse Jackson. Foi co-fundador da Associação Internacional da Nova Ciência e co-organizador da Conferência Mundial sobre a Economia do Hidrogénio, em Novembro de 2001, em Denver. Fez palestras em inúmeras universidades e instituições educativas, entre as quais o Esalen Institute, Oxford University, Conferência Internacional sobre Ciência e Consciência, Forum Internaional sobre Nova Ciência, Sociedade Filosófica Internacional, além de institutos religiosos e outras por todo o mundo.
Abstract da comunicação proposta:
“Herdar a Terra: Sustentabilidade e Consciência como soluções”.
A conferência irá discutir a política de supressões para uma cultura global profundamente afectada pela poluição, avidez e ignorância. Serão analisadas diferentes soluções e aproximações: filosóficas, ecológicas, científicas, sociais e políticas, incluindo os mais recentes desenvolvimentos em novas energias e meios de reinverter as práticas mais nocivas levadas a cabo pela indústria global nas florestas, na agricultura, nos recursos aquíferos, etc. Serão propostas soluções mistas de inovação e de tradição. Situamo-nos no centro de uma crise espiritual que exige que removamos os véus da recusa e entremos num nova ciência da consciência, explorando o nosso potencial da natureza eterna. Deveremos criar um futuro ecologicamente sustentável, mas também elevar-nos acima da nossa visão materialista do conhecimento. Para tal, necessitamos de um formas democráticas globais que possam contribuir para o nosso futuro sustentável e pacífico na expansão da nossa consciência.
G) – Dr. Jesus Lozano Calvo
Professor de medicina e Organometria Funcional. Licenciado em Medicina Chinesa pela Universidade de Pequim, diplomado em Homeopatia pelo C.E.D.H.. Professor de Filosofia e Antropologia Oriental. Autor de 12 obras sobre Organometria Funcional.
|